Categorias
Entenda a simbologia das Válvulas Direcionais Pneumáticas
Identificar a simbologia das Válvulas Direcionais Pneumáticas é o ponto de partida para o correto entendimento de suas funções e características. Muitos não conseguem identificar as características das válvulas, número de vias e posições, o que acaba dificultando a especificação.
Neste artigo, vamos apresentar para você o desenho, ou seja, a simbologia das principais Válvulas Pneumáticas. A partir dessa visão estratégica, você saberá identificar facilmente o número de vias e de posições das válvulas direcionais pneumáticas.
Boa leitura!
O que são Válvulas Direcionais Pneumáticas?
Antes de entender a simbologia e as suas principais características, precisamos explicar para você o que são as Válvulas Direcionais Pneumáticas.
São componentes responsáveis pela seleção e direcionamento do fluxo de ar comprimido, para produzir movimento ou simplesmente derivar o fluxo para circuitos pneumáticos com funções diferentes.
As Válvulas Direcionais tem sua aplicação mais comum no acionamento dos cilindros pneumáticos, mas podem estar nas mais diferentes aplicações, tais como: sistemas segurança, bloqueio, sopro expulsor etc.
O que são vias e posições nas Válvulas Direcionais Pneumáticas
- Vias: é o número de conexões disponíveis para utilização ou direcionamento do ar comprimido.
- Posições: é o número de condições que a válvula pode assumir.
Entendo a simbología de válvulas direcionais pneumáticas
A simbologia das Válvulas Direcionais é definida pela Norma ISO 1219 (NBR 8896). Podendo haver diferentes representações que foram sendo adaptadas durante muitos anos devido ao desconhecimento da norma.
Posições
Na simbologia o número de posições é definido pela quantidade de quadrados contidos no símbolo.
Exemplo:
Figura 1 – temos dois quadrados, ou seja, duas posições.
Figura 2 – temos 3 quadrados, ou seja, três posições.
Vias
O número de vias é definido de acordo com a necessidade da aplicação, podendo ser de duas, três, quatro ou cinco e são representadas pelos símbolos internos que estarão desenhados no interior dos quadrados referente as posições.
Os símbolos que encontramos são setas ou T’s. As setas indicam interligação entre as vias e o T indica via fechada.
Quando avaliamos uma simbologia devemos sempre faze-la pelo quadrado da direita ou pelo quadrado onde encontramos o símbolo de retorno desenhado. Em um circuito pneumático o mesmo é desenhado na posição inicial.
IMPORTANTE: as setas representam a interligação das vias, mas não obrigatoriamente o sentido do fluxo.
As vias são identificadas por letras ou números, conforme a tabela abaixo:
Cada fabricante escolhe se a identificação será conforme ISO 1219 , números ou DIN 24300, letras.
Na figura abaixo, temos dois quadrados e no quadrado da direita os símbolos tocam internamente o quadrado 2 vezes o que nos indica que temos 2 vias.
Onde temos o número 1 estamos nos referindo a via de alimentação e o número 2 a via de utilização. Neste caso as duas vias encontram-se fechadas, não passa ar.
Porém quando acionamos a válvula estaremos promovendo a interligação das vias
Assim temos definido o número de vias e número de posições, duas vias, duas posições. No primeiro momento a via um não permite a passagem de ar, assim podemos dizer que a válvula em questão é uma 2vias, 2 posições, normalmente fechada ou simplesmente uma 2/2 NF.
Na próxima figura temos, dois quadrados e os símbolos internos tocam o quadrado da direita 3 vezes. Temos então uma válvula de três vias, duas posições.
A via 1, que é a alimentação na simbologia esta fechado, então temos uma válvula de três vias, duas posições normalmente fechada, ou simplesmente 3/2 NF.
Neste outro exemplo temos dois quadrados e os símbolos internos tocam o quadrado cinco vezes. Temos então uma válvula de 5 vias, duas posições.
Neste caso a via 1 encontra-se interligada com a via 2 e caso a válvula seja acionada a via 1 passa a se interligar com a via 4
Para essa válvula não há necessidade de informar que é uma normalmente aberta, pois independe de posição ela estará sempre aberta. Então temos simplesmente uma válvula 5/2.
Para as válvulas com 3 posições o ponto de partida é sempre o quadrado central.
- três vias e todas as vias fechadas, 3/3 CEF – centro fechado.
- cinco vias e todas as vias fechadas, 5/3 CEF – centro fechado.
- cinco vias, sendo 1 fechada e 2 e 4 interligadas com o escapes 3 e 5, 5/3 CAN – centro aberto negativo.
- cinco vias, sendo 1 interligada com 2 e 4; 3 e 5 fechadas, 5/3 CAP – centro aberto positivo.
Complementam a simbologia os símbolos de acionamento e retorno, conforme tabela abaixo:
Pela ordem de cima par abaixo:
Muscular – acionamento genérico, botão, alavanca, pedal;
Mecânico – pino, rolete, gatilho, mola;
Pneumático – piloto positivo, piloto negativo, servo piloto positivo, servo piloto negativo;
Elétrico – elétrico, elétrico servo positivo, elétrico servo positivo.
Assista o vídeo em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/beltonpneumatica/videos/1662823120481799/
Conseguiu compreender a simbologia de uma Válvula Direcional Pneumática? Então, a partir de agora, você terá muito mais facilidade para identificar uma válvula! Gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!
29 de Outubro de 2019