Categorias
Índice de proteção, IP o que é?
Índice de proteção é o indicativo do grau de proteção de um produto e sempre acompanhado por mais dois numerais.
Este indicativo é visto em diversas categorias de produtos, tais como luminárias, cabos elétricos, sensores, válvula solenoide, fontes e etc. e serve para proteger as pessoas contra os perigos em potencial ao usarem dispositivos elétricos e ou eletrônicos.
A IEC International Electrotechnical Commission ou Comissão Eletrotécnica Internacional é quem definiu esta nomenclatura internacional para classificar e avaliar o grau de proteção de produtos contra a entrada de sólidos e ou água.
Alguns dos seus padrões são desenvolvidos em conjunto com a Organização Internacional para Padronização – ISO.
A norma que define é a IEC 60529 ou a ABNT NBR IEC 60529, DIN 40050.
Veja mais informações IEC 60529 em: https://www.wikiwand.com/en/IP_Code
Qual a importância do IP?
O grau de proteção indica a resistência e a adequação para a aplicação em ambiente interno ou externo de um determinado produto e que este possa suportar as variáveis do ambiente e até mesmo de processos posteriores de limpeza e higienização.
Todos os produtos pneumáticos tem IP?
Não. Esta característica é específica somente dos produtos que contém algum componente elétrico ou eletrônico em sua composição, exemplo válvula solenoide, os interruptores elétricos ou eletrônicos, exemplo: sensor magnético, pressostato e conversor de sinal.
Qual o “IP” para a válvula solenoide?
O habitualmente encontrado é o IP65 e em alguns casos IP67.
O que significa IP?
Muitos se referem ao IP como Índice de Proteção quando a sigla é a abreviatura de International Protection, (Proteção Internacional).
O que significam os números após a sigla IP?
É uma combinação referente ao índice de proteção que o componente se encontra protegido contra a penetração de pó e ou sólidos, acesso às partes perigosas e á líquidos.
O primeiro número, Tabela I, se refere a penetração de pó ou sólidos e as partes perigosas e o segundo número, Tabela II, se refere a penetração de água.
Como atender corretamente o IP indicado?
Esse é um ponto importante. Bobinas e conectores individualmente foram desenvolvidos para atender um determinado IP e quando conectados precisam manter o IP do conjunto.
Como dito anteriormente a válvula solenoide pneumática padrão atende com IP 65, totalmente protegida contra a entrada de poeira (Tabela I, número 6) e protegida contra jatos potentes de água (Tabela II, número 5).
Para assegurar que o conjunto elétrico atenda o IP indicado a montagem e a conexão da fiação elétrica devem atender às especificações indicadas para que ocorra a proteção indicada pelo fabricante nos dados técnicos do produto é preciso haver uma conexão correta entre o conector e a bobina e respeitar alguns pontos:
- bobina deve ser encapsulada, confirmar IP;
-
vedação plana, deve estar íntegra e sem cortes;
- não montar sem a vedação plana;
- cabo condizente com o conector, verificar a medida;
- bitola do fio condizente com o conector;
-
vedação do prensa cabo, íntegra e na posição correta;
- não montar sem a vedação do prensa cabo;
-
parafuso de fixação;
- não montar sem o parafuso com o devido aperto.
Tipos de conectores:
1) Conector DIN 43650 B
2) Conector DIN 43650 A
ATENÇÃO:
- Eliminar, perder ou ignorar a vedação plana (1) que acompanha o conector é permitir a penetração de água entre conector e bobina.
- Perder ou deixar de utilizar o parafuso de fixação (8) também é permitir a entrada de pó e ou água, como também pode causar problemas de contato ao longo do uso.
- Ligação elétrica com fio paralelo ou individual pode atender a especificação elétrica, mas não atende e não permite a correta vedação no prensa cabo do conector facilitando a entrada de pó e principalmente de água.
- Montagem indevida causa queima constante da bobina e também podendo causar outros danos.
- Choques elétricos também podem ocorrer principalmente em equipamentos molhados pelos processos de higienização e ou mesmo devido a aplicação e ou ao ambiente onde se encontra instalada.