Categorias
Multiplicador de Pressão de Ar
Qual a função de um multiplicador de pressão de ar?
A principal função é aumentar a pressão de ar comprimido em um determinado ponto.
Por que usar multiplicador de pressão?
Vantagens:
- Robustez;
- Não precisa ser refrigerado;
- Não necessita de energia elétrica;
- Fácil instalação e operação;
- Montagem simples em qualquer posição;
- Instalação em qualquer posição.
Aplicação:
- Baixa pressão na rede de ar comprimido;
- Assegurar pressão na ocorrência de flutuação de pressão na rede de distribuição;
- Maior força no ponto de uso;
- Espaço não permite aplicação de cilindro com diâmetro maior;
- Espaço não permite cilindros duplex, tríplex e etc;
- Perda de pressão;
- Uso em áreas classificadas.
Exemplo:
Conclusão: a opção 2 passa a ser mais econômica uma vez que usa um cilindro com diâmetro menor e obtém resultado superior em força estática que o exemplo 1.
O multiplicador de pressão é um compressor?
Não e não deve ser utilizado como tal. O uso continuado como um compressor provoca desgaste acentuado principalmente nas vedações e em outros componentes, podendo danificar o multiplicador permanentemente.
Quais modelos de multiplicador de pressão?
São dois modelos disponíveis, sem regulador de pressão na alimentação do multiplicador e com regulador de pressão na alimentação do multiplicador.
O que diferencia um modelo do outro?
Como a relação de compressão em ambos os modelos sem e com regulador de pressão é de 2:1 a pressão final máxima, após o processo de multiplicação, será o dobro da pressão de entrada no multiplicador, podendo no máximo atingir 16 kgf/cm².
P1 – pressão de alimentação
P2 – pressão multiplicada
PR – pressão ajustada no regulador de pressão do multiplicador
- Sem regulador de pressão – a pressão de saída irá variar de acordo com a pressão de alimentação do multiplicador.
- Com regulador de pressão – a pressão de saída será duas vezes o valor da pressão ajustada no regulador de pressão do multiplicador.
O ar comprimido disponibilizado para o multiplicador de pressão deve ser limpo e seco, livre de contaminantes sólidos, de condensados e de aerossóis de água de vapores. O ar comprimido ideal para alimentação do multiplicador esteja em conformidade ISO 8573-1-2010 (7:3:4).
O que é ISO 8573?
É um conjunto de normas internacionais relacionadas à qualidade do ar comprimido. Essa é composta por 9 partes. A ISO 8573-1 a qualidade do ar comprimido em relação aos contaminantes em suspensão. Em 2010, a revisão promoveu ajustes que apertaram a especificação e limitando as quantidades de partículas sólidas, água e óleo. Em suspensão no ar comprimido.
ISO 8573.1:2010 – Norma de qualidade para o ar comprimido.
Saiba mais sobre a ISSO 8573-1:2010 acessando: https://pdf4pro.com/view/boletim-t-201-cnico-hbdh-com-br-23b4fb.html
Não consegue atender a qualidade de ar conforme ISO 8573-1:2010?
Como já é de conhecimento todo e qualquer contaminante sólido e ou líquido devem ser removidos do ar comprimido para garantir qualidade e durabilidade dos componentes pneumáticos.
- Sólidos – são responsáveis por riscos e desgaste prematuro das vedações e de superfícies acabadas;
- Líquidos – presentes em forma de água, aerossóis de água e vapor de água, esse último está mais relacionado quando do uso de compressores de pistão e condensação do mesmo durante a sua transferência pela rede de ar e restrições.
Responsáveis por lavar a lubrificação de montagem e aumentar o atrito entre vedações e superfícies acabadas.
IMPORTANTE: como o multiplicador de pressão opera por redução de volume, essa característica potencializa os problemas com água e seus derivados. Por isso se faz necessário um ar comprimido de qualidade.
Como posso ter um ar comprimido com melhor qualidade?
O uso de uma bateria de filtros de ar, composta por um pré-filtro e seguido por filtros coalescentes no ponto de aplicação conferem um ar adequado para alimentar o multiplicador de pressão.
A – pré-filtro – CT24FA1P5 - https://www.belton.com.br/medium-air-filter
B – filtro coalescente – FCP2401P - https://www.belton.com.br/medium-coalescing-filter
C – filtro coalescente – FCP2411P - https://www.belton.com.br/medium-coalescing-filter
O multiplicador de pressão necessita de lubrificação?
Não. O óleo que é liberado pelo lubrificador em forma de névoa poderá ao longo da aplicação ficar acumulado no interior do multiplicador de pressão provocando um funcionamento irregular.
Para obter mais informações sobre lubrificador e seu funcionamento acesse: https://belton.com.br/blog/para-que-serve-a-lubrificacao/
Como funciona o multiplicador de pressão?
O multiplicador de pressão conta com dois êmbolos para realizar a compressão do ar comprimido proveniente da rede de distribuição.
Uma válvula direcional é a responsável por realizar a inversão dos êmbolos e válvulas internas pela liberação e retenção do fluxo em multiplicação.
O multiplicador de pressão passa a funcionar automaticamente com o ingresso de ar comprimido em seu interior e para automaticamente ao atingir o valor de pressão de saída ajustado no regulador de pressão. Nos sem regulador de pressão o multiplicador para ao atingir o dobro da pressão de alimentação.
Ao se promover queda de pressão na saída o multiplicador de pressão o mesmo entra em operação automaticamente.
Esquema simplificado do fluxo de ar
- Azul – Fluxo proveniente do processo de reversão
- Amarelo – Fluxo em escape para atmosfera
- Vermelho – Fluxo de ar com pressão multiplicada
IMPORTANTE: O multiplicador de pressão deve ser utilizado, preferencialmente, com um reservatório de ar montado posteriormente e com um regulador de pressão para controle da pressão de saída.
Por que usar um reservatório de ar após o multiplicador de pressão?
O reservatório tem a função de absorver as oscilações de pressão e as oscilações do multiplicador de pressão. O ideal é que o multiplicador de pressão fique com a responsabilidade de incrementar somente o diferencial necessário.
Com isso a pressão final desejada é alcançada mais rapidamente.
Manutenção
De fácil manutenção, tanto regulador de pressão como válvula direcional são componentes independentes e externos ao corpo principal do multiplicador de pressão permitindo fácil acesso e manutenção.
IMPORTANTE: a manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados com o uso de ferramentas adequadas. Caso não tenha esse profissional, recomenda-se encaminhar o produto para a assistência técnica Belton.
Exemplos de circuitos com multiplicador de pressão
- Redução do consumo de ar comprimido:
Em muitas aplicações as forças de avanço e retorno não necessitam da mesma pressão, pois somente um dos movimentos realiza trabalho. Dessa forma é possível efetuar redução do consumo de ar comprimido.
- Circuitos com válvulas de bloqueio
Para obter outras informações sobre o multiplicador de pressão acesse: https://www.belton.com.br/pneumatic-booster
22 de Abril de 2021